Conserva de pepinos


Ingredientes

500grs de minipepinos (próprios para conserva)
Cebola em tirinhas
Pimenta do reino em grãos
Sementes de mostarda
Alecrim
1 pitada de orégano
1 folha de louro
1 colher (chá) cheia de sal
1 colher (chá) de açúcar
Vinagre de maçã, qsp (quantidade suficiente para)

Modo de Preparo:
Numa panela grande, coloque a água, o louro e uma pitada de sal para ferver. Assim que levantar fervura, coloque os pepinos. Quando voltar a ferver, conte 1 minuto se preferir pepininhos mais crocantes, ou 3 minutos se preferir que fiquem mais macios.

Escorra e ajeite-os num vidro previamente escaldado com água fervente. O vidro tem que ter uma boa vedação. Se a tampa não for muito boa, ponha um filme plástico entre a tampa e o vidro, como se fosse um veda-rosca.

Coloque os temperos e complete com vinagre até a metade do vidro. Complete o restante com água filtrada até cobrir os pepinos. Agite o vidro para que os temperos se misturem bem e guarde em geladeira. Deixe curtir por pelo menos uma semana antes de comer.

Se não encontrar o minipepino, pode usar o pepino japonês mesmo. Se escolher essa opção, passe os pepinos na água fervente só por uns segundos. Não é pra deixar cozinhar.

Esse método de escaldar e depois deixar curtir no tempero pode ser usado pra fazer outras conservas. Você pode substituir o pepino por couve-flor, minicenouras, beterraba, minicebolas etc.

Vale observar que cada legume tem uma consistência. Assim, o que muda é o tempo que leva pra escaldar.

Para legumes mais macios, passe-os somente pela água fervente por alguns segundos. Para legumes mais duros, deixe aferventar um pouco mais. O importante é não deixar os legumes muito moles.